quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Queda da dentição de leite

Alguém sabe qual a idade que os dentinhos de leite começam a cair e com quantos anos a criança já tem uma dentição permanente completa? Essa questão me deixou curiosa e preocupada porque de mais ou menos um mês pra cá, logo depois de completar 10 anos, meu filho mais velho perdeu 3 dentes. Fiquei assustada, sem saber se é assim mesmo. Até porque já não lembrava mais que ele ainda tinha dentes de leite. Depois de pesquisar e ler, fiquei aliviada: é normal! Mas é melhor ter a opinião de um dentista, mesmo sabendo que está tudo dentro da normalidade, ok!
 
Segue a baixo um texto que tirei do Wikipédia.

Os dentes permanentes são chamados também de dentes definitivos. Os primeiros dentes da dentição permanente a emergir na boca são os primeiros molares. Eles fazem a sua aparição imediatamente atrás dos segundos molares decíduos, na idade dos 6 anos. Como consequência, são frequentemente chamados de os molares dos 6 anos. São muito maiores que qualquer dente decíduo e não podem fazer a sua entrada antes que o desenvolvimento da mandíbula atinja um estágio que permita suficiente espaço. É um dente que escapa por vezes a ser notado porque não é precedido pela queda de nenhum dente decíduo, uma vez que irrompe num espaço onde não havia dente algum.
O segundo dente permanente a tomar o seu lugar na arcada é o incisivo central inferior, que aparece quando a criança tem entre os 6 e 7 anos de idade. Tal como na dentição decídua, os dentes permanentes inferiores tendem a preceder os da maxila no processo de erupção. Pouco tempo depois desses, surgem os incisivos laterais inferiores, por vezes simultaneamente com os centrais. A seguir vêm os incisivos centrais superiores e cerca de um ano mais tarde os incisivos laterais superiores. Os primeiros pré-molares seguem os laterais quando a criança está com 10 ou 11 anos de idade; os caninos inferiores aparecem muitas vezes ao mesmo tempo. Os segundos pré-molares surgem no ano seguinte e a seguir os caninos superiores. Normalmente, os segundos molares nascem quando o indivíduo atinge os 12 anos; situam-se posteriormente aos primeiros molares e são muitas vezes designados de "molares dos 12 anos". Os terceiros molares, mais conhecidos como dentes do siso não surgem antes dos 17 anos ou até mais tarde. É necessário um considerável crescimento da arcada após os 12 anos para permitir espaço a esses dentes. Os terceiros molares estão sujeitos a muitas anomalias e variações na forma. Muitas vezes esses dentes permanecem inclusos no osso durante anos. Uma forma de determinar se os terceiros molares estão ou não presentes é através de uma radiografia panorâmica. As pessoas que têm os terceiros molares devidamente desenvolvidos e alinhados são de fato uma minoria. É consenso que esse é um dente com tendência a desaparecer com a evolução do ser humano. Normalmente quando um dente do siso dá problemas, o cirurgião-dentista não hesitará em extraí-lo. Uma dentição permanente completa é constituída por 32 dentes (16 superiores e 16 inferiores).
 
 
 


quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O reino da bola


Aqui em casa tenho duas crianças: dois meninos. Um de 10 anos e outro de 1 ano e sete meses. A primeira vista, a gente acha que não há muitos interesses em comum entre eles não é? Pois é, até eu achava isso, mas nada como a experiência para mostrar o quanto nos enganamos.
Meninos brincam de bola. Não, desculpem, eles não só brincam, como a amam! Aqui em casa deve ter umas 8 bolas. Vários super heróis e, claro, da Galinha Pintadinha. E eu acho isso muito curioso. O pequenininho já brinca com elas há tempos, antes de fazer 1 ano. E o mais interessante: ele brinca também com a bola de futebol americano (aquela oval). Ele joga forte e grita goooolllll!!! É engraçado ver aquele serzinho se virando e se divertindo. O que será que fascina tanto eles?  

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Como são feitos os meninos

Procurando coisas na internet pra iniciar esse blog, achei esse texto de autor desconhecido. Achei lindo demais! Uma bela forma de começar o blog.

COMO SÃO FEITOS OS MENINOS

Junte duas colheres de sorriso com duas xícaras de gargalhada. Vá mexendo e
acrescente cheiro de terra molhada misturada com cheiro de chicle de bola.
Acrescente ainda muito chocolate, um pouco de castelinhos de areia, três pirulitos de uva e um caminhãozinho de imaginação.
Deixe descansar em baixo de um pé de manga e junt...e aos poucos a fidelidade de um cãozinho, a rapidez de um beija-flor, a esperteza de um golfinho. E, claro, não podem faltar todas as cores do arco-íris, uma caixinha inteira de band-aids e uma bacia cheia de pipoca.
Não se esqueça de juntar a sabedoria de um monge, (claro, os meninos sempre sabem de tudo) com uma pitadinha de impaciência, uma dor de barriga passageira e muita, muita amizade, que deve ser acrescentada aos poucos, logo depois de um punhado de sonho e um prato fundo de criatividade.
Não podem ser esquecidos o pião, a pipa, a bicicleta e um par de chuteiras, pois meninos, não se tornam meninos de verdade sem estes ingredientes.
Por fim, junte o gostinho da vitória em uma final de campeonato, com a maravilhosa sensação de um abraço apertado…

Pronto! Assim são feitos os meninos.

Parecem nascer com a missão de transformar a vida em uma grande aventura, de trazerem alegria para o mais triste dos corações e muita, muita esperança para nosso mundo.
(autor desconhecido)